As ‘Paixões’ de Johann Sebastian Bach (1685–1750) são das obras mais importantes de toda a História da música europeia. Tanto a ‘Paixão Segundo São João’, como a ‘Segundo São Mateus’ inserem-se no grupo dos projetos mais ambiciosos concretizados pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural e pelos ‘Concerto Ibérico – Orquestra Barroca & Coro’, a par com a integral dos Concertos Brandeburgueses de Bach, a Grande Missa em Fá de F. A. Almeida e o Requiem à Memória de Camões de J. D. Bomtempo.
Tendo iniciado o ciclo das Paixões no ano de 2016, em Castelo Branco, sempre com grande sucesso, no ano de 2023, a MAAC volta a produzir a emblemática ‘Paixão Segundo São João’. Destinada a ser executada para a entrada do compositor ao serviço da Igreja de São Tomás, em Leipzig, em 1723 – da qual se assinala este ano a passagem dos 300 anos – esta obra de J. S. Bach acabou por estrear só na Páscoa de 1724, na Igreja de São Nicolau, tendo depois tido diferentes apresentações com versões diversas.
Em 2023, as apresentações decorrem na Igreja de São Miguel/Sé Concatedral de Castelo Branco, no dia 2 de abril e na Igreja de São Romão de Carnaxide, no dia 3 de abril, pelas 21h30.
Produção MAAC – Música Antiga Associação Cultural
Direção João Janeiro
Soprano Kerstin Dietl
Alto Tobias Hechler
Tenor Davy Cornillot
Baixo Tiago Mota
Concertino Lorenzo Colitto