Afinal, onde está exilado o rei emérito de Espanha, Juan Carlos? Juan Carlos abandonou Espanha e muito se tem especulado sobre o seu paradeiro. República Dominicana e Portugal foram algumas das opções avançadas pela imprensa espanhola.
O diário ABC garante que o monarca está na República Dominicana, onde vive o multimilionário e amigo Pepe Fanjul, dono de metade dos recintos turísticos da região, podendo ter ajudado o monarca espanhol a encontrar um lugar discreto e exclusivo, onde pudesse ficar, adianta o El Español, citado pelo Jornal PÚBLICO.
Segundo o ABC Juan Carlos terá viajado de Madrid para a República Dominicana durante o fim-de-semana, tendo o monarca feito escalas em Sanxenxo, na Galiza, e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, enquanto que o La Vanguardia avança de o monarca viajou de carro, na segunda-feira, de Espanha para o Porto, onde apanhou um avião para a República Dominicana.
A saída de Juan Carlos de Espanha foi anunciada na segunda-feira, com a divulgação de uma carta onde o monarca se dirige diretamente ao filho, Felipe VI, manifestando a sua “absoluta disponibilidade para contribuir para facilitar o exercício” das funções do rei.
Juan Carlos tem estado debaixo da mira das autoridades nos últimos meses por ter recebido 100 milhões do rei saudita e de os ter ocultado, inicialmente, numa fundação, tendo depois enviado o dinheiro para a antiga amante Corinna Larsen, num esquema para fugir aos impostos.
Amigos próximos do rei, afirmaram ao El Mundo que o monarca admite voltar em breve para Espanha: “Disse-nos, com toda a normalidade, que talvez volte em Setembro”, afirmou um amigo.
De acordo com o El Español, apenas o rei Felipe VI, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, o antigo chefe dos serviços secretos espanhóis, Félix Sanz Roldán, o advogado, Javier Sánchez Junco e o chefe da Casa Real, Jaime Alfonsín, designado por Felipe VI para negociar com o rei emérito, saberão qual p verdadeiro paradeiro do Rei espanhol.