Quase 60% dos alunos do ensino profissional conseguiu nota positiva no exame de acesso ao ensino superior, contudo, mais de 40% acabou por reprovar, segundo adianta o jornal ‘Público’, que avança dados do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
Este é um novo concurso especial, que se destina exclusivamente aos alunos do ensino profissional e a nota mínima exigida para que possam inscrever-se é de 9,5 valores.
Para a realização deste exame inscreveram-se 2276 alunos do profissional, contudo, apenas realizaram as provas 1876, cerca de 82% dos inscritos, adianta o PÚBLICO.
Do total de provas realizadas, mais de 58% dos alunos receberam uma avaliação positiva, o que corresponde a 1096 pessoas.
Os exames foram realizados pelos estabelecimentos de ensino superior que vão receber esses alunos, com a ajuda de três consórcios regionais. Segundo os dados avançados pelo PÚBLICO, a zona Centro registou a maior taxa de aprovação, de 71,4%, e a zona Norte apresentou a taxa mais baixa de apenas 55,4%. Na zona Sul registaram-se 60,7% de aprovações.
Segundo o presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, ”os exames foram exigentes e sem facilitismo”, o que explica os mais de 40% que reprovaram na prova.