15.7 C
Oeiras Municipality
Sex 26 Abril 2024
Inicio Sociedade Município de Oeiras associa-se ao Dia da Consciencialização da Violência Contra a...

Município de Oeiras associa-se ao Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O Município de Oeiras associa-se ao Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, que lança os desafios de parar os abusos verbais, emocionais, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar da pessoa idosa. Além da iluminação do edifício dos Paços do Concelho com a cor roxa (símbolo da preocupação com esta temática), esta manhã foi promovida a “Mesa Redonda: Violência Contra a Pessoa Idosa”, que teve lugar no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

Relativamente ao encontro de reflexão/debate refira-se que este reuniu vários especialistas nesta área, nomeadamente: o Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Dr. João Lázaro, cujo tema bordado foi a intervenção da APAV com  pessoas idosas vítimas de crime e violência: desafios e recomendações; o Comandante da Esquadra de Carnaxide da Polícia de Segurança Pública (PSP), Subcomissário David Gomes, que falou sobre a atuação policial em prol da proteção das pessoas idosas no contexto do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade; a Professora Doutora Dália Costa, investigadora do centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Professora do instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Cocoordenadora da obra “Maus Tratos a Pessoas Idosas”, que falou sobre contextos e circunstâncias potenciadoras de violência contra pessoas idosas e estratégias e modelos de prevenção/intervenção; e a professora Doutora Carla Ribeirinho, investigadora, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas e Consultora na área do Envelhecimento, que abordou o tema da violência conta pessoas idosas em meio institucional. A moderação desta mesa redonda esteve a cargo da Dr.ª Joana Figueiredo, investigadora do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social da rede Social de Oeiras e representante do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide.

Recorde-se que a celebração do Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituída em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uma questão social sensível, considerando não só as consequências para a vítima, rede de apoio e sociedade, como as evidências da crescente incidência do fenómeno caraterizando-o como um relevante problema de saúde pública e social.

Com efeito, numa sociedade cada vez mais envelhecida, as pessoas idosas são, muitas vezes, esquecidas e sujeitas a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra as pessoas idosas e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público.

Esta é uma matéria que faz conscientemente parte da agenda dos agentes sociais, mas sobretudo do Município, enquanto principal motor de implementação de uma política pública local onde os direitos são transversais a todas as idades.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes