A Nova Acrópole Oeiras-Cascais vai promover, a partir do próximo dia 1 de outubro de 2020 às 19:30, o Curso “A Filosofia dos Upanishads”.
Trata-se de um curso online de 8 sessões a decorrer à Quinta-feira. Inscrição no formulário: https://bit.ly/33kBu3e
- Valor do curso: 40 euros (20 euros para membros da Nova Acrópole).
- Mais informações sobre o Curso: https://bit.ly/3i7P2Vf
- Não são necessários conhecimentos prévios
PROGRAMA:
1 – Os Vedas, bíblia da Índia Primitiva. (1 Out)
2 – Conceitos fundamentais dos Upanishads. (8 Out)
3 – O Aitireya Upanishad: A Doutrina do Atman e a Criação do Mundo. As qualidades de Brahman.
O Brihandaryaka Upanishad: A Doutrina do Eu sou Brahman, e da Mente construtora da Realidade. A verdade do amor e da natureza interdependente de tudo o que está manifestado no universo. O conhecimento como ser, liberdade e como raiz da paz da alma. (15 Out)
4 – O Chandogya Upanishad: O AUM como essência de tudo. O espaço, natureza permanente da realidade. O bem e o mal. Estrutura da linguagem e correspondências cósmicas. A vida como festival, a ética como oferenda. Simbolismo do Gayatri Mantra. Teoria dos cinco fogos e dos dois caminhos.
O Taitiriya Upanishad: Deveres éticos dos seres humanos. Teoria dos vínculos que tecem a realidade. Os diferentes usos do OM, face interna de Brahman, segundo este Upanishad. Paralelismos entre o Homem (Microcosmos) e o Mundo (Macrocosmos). O Eu como agitador da Árvore do Mundo, como o verdadeiramente imortal, como a glória das altas montanhas, residente no Sol. O Ananda Vali: o acesso ao Real despojando-se dos véus da ignorância. (22 Out)
5 – O Kausitaki Upanishad: Carma e Reencarnação. Reposta da alma à pergunta: Quem és tu? Aspeto interno das cerimónias védicas, exemplo da oferenda ao Fogo. A Vida como Sabedoria, a Força como Consciência.
O Kena Upanishad: Natureza do conhecimento. Despertar da alma e da força interior. Alegoria dos três deuses e de uma única deusa.
O Katha Upanishad: Nachiketa e os mistérios da morte. Teoria do Yoga e a essência dos Vedas. Parábola do cocheiro e a constituição do ser humano. Reflexões de H. P. Blavatsky sobre os 3 tipos de causas e formas de conhecimento. A vida como uma corrente de alegria perpétua, que continua depois da morte. O poder do agora. (29 Out)
6 – O Isa Upanishad: Os quatro opostos – monismo versus ateísmo, procura do carma versus procura do Ser, ignorância versus conhecimento, virtude versus vício.
O Mundaka Upanishad: Diferenças entre o alto e o baixo conhecimento. São necessários os rituais? Brahman como ser interno de todas as coisas. Alegoria dos dois pássaros. Os quatro pilares da conquista do Ser. (5 Nov)
7 – O Shvetashvatara Upanishad: O poder inato da primeira causa, interna. Yoga (união) como modo de autoconhecimento e autodisciplina. O Atma ou alma como Deus pessoal. Rudra e Shiva.
O Prasna Upanishad: A importância da ética. Como começa a vida. O que é um ser vivo. Qual é a natureza do ser humano e porquê. O que é a meditação e em que consiste. O que é imortal no ser humano. (12 Nov)
8 – O Mandukya Upanishad: Significados do AUM como estados do tempo, estados do ser e estados de consciência. Doutrina dos Quatro Estados de Consciência (Vigília, Sono, Sono sem sonhos, Plenitude incondicional).
O Maitrí Upanishad: Meditação da alma, essência da religiosidade. Causa do sofrimento humano e natureza das almas. Alma panteísta e a teoria Samkhya das Três qualidades da matéria (gunas). Tipos de conhecimento. A alma existe e está em todas as partes. Aquilo em que pensas, aquilo em que te convertes. O perigo dos falsos mestres, a procura da própria verdade, no coração. (26 Nov)