14.9 C
Oeiras Municipality
Sáb 26 Outubro 2024
Inicio Sociedade Nova Acrópole promove o Seminário ''Da ciência e da magia das Palavras...

Nova Acrópole promove o Seminário ”Da ciência e da magia das Palavras – No princípio era o Verbo”

A Nova Acrópole Oeiras-Cascais, Nova Acrópole de Famalicão e Nova Acrópole de Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras promovem o Seminário: «Da ciência e da magia das Palavras – No princípio era o Verbo», por Fatima Gordillo.

Este seminário decorre a 3 de Junho, das 10h00 às 13h00, na sede da Nova Acrópole de Oeiras, na Casa da Malta, rua dos Lagares da Quinta (entrada em frente ao número 15), Oeiras.

O Seminário será ministrado por Fatima Gordillo, escritora e ensaísta espanhola, autora do livro, «Ensaio sobre as Palavras – sobre a criação e o sentido do nome das coisas»

Inscrição no seguinte formulário: https://bit.ly/Seminario-sobre-as-palavras

ONLINE: Possibilidade de assistir a este Seminário através da plataforma Zoom (enviamos link depois da inscrição concluída)

Participação; 10 € (gratuito para membros da Nova Acrópole)

Pagamento por MBWAY para o tlm 932 757 176 ou por transferência para o NIB da Nova Acrópole de Oeiras:
0045 5492 4029 1166 0659 8

«Existe, sem dúvida uma ciência nas palavras. Cada vez se conhecem com maior rigor os mecanismos neurológicos e psíquicos por detrás da forte relação entre o pensamento e a linguagem, esta relação é admirável, porque desvela-nos até que ponto a linguagem humana é capaz de modelar os nossos padrões mentais… e vice-versa. Por isso, as diferentes línguas que existem no mundo, relfectem também distintas formas de pensamento, e, quando estudamos as etimologias, podemos penetrar na interpretação que os antigos davam ao seu mundo.
No entanto, não é possível conhecer uma língua somente a partir do ponto de vista neurológico. Para o ser humano, o desenvolvimento da linguagem foi uma consequência do prévio despertar da consciência. Foi no nascimento da auto-consciência onde podemos encontrar os elementos que dão identidade aos seres humanos como tais, e nos diferenciam dos animais. Essa identidade está relacionada com o pensamento abstracto, a imaginação, a elaboração de símbolos, criação de conceitos e, sem dúvida, tudo o que tem que ver com o sentido de transcendência e sacralidade nos humanos. A palavra é, portanto, e sobretudo, um traço especificamente humano que ultrapassa a pura composição horizontal da gramática, e nos conduz a uma dimensão vertical, graças à qual podemos penetrar no sentido profundo das coisas.» (Fatima Gordillo)

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Procedimento Concursal | Assistente Técnico na área de Ação Educativa

A Câmara Municipal de Oeiras informa a abertura do procedimento concursal comum com vista à ocupação imediata de um posto de trabalho para a...

Concerto Didático para Pais & Filhos ”Histórias de Música e Música Com Histórias”

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 27 de outubro, pelas 11h, no...

‘A Mulher Que Viveu Duas Vezes’ é o próximo filme nas MasterClasse do Cinema ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Mia Couto apresenta livro ‘A Cegueira do Rio’ na próxima sessão de ”Café com Letras”

Mia Couto, que recentemente foi agraciado com o Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, junta-se ao Café com Letras no dia 28...

Comentários Recentes