A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresenta dois novos mestrados para o ano letivo 2021/2022: O Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas. As duas novas ofertas de Mestrado da Nova SBE arrancam em setembro de 2021 com o objetivo de responder aos desafios do futuro, apostando numa ligação próxima entre o ensino teórico e um contato direto com o tecido empresarial, as startups e as organizações do setor público em Portugal e em outros países.
O Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação é um programa pioneiro em Gestão, que surge como resposta aos desafios da atualidade e à crescente procura por formação no ecossistema do impacto.
“O mundo enfrenta vários futuros possíveis, mas qualquer um deles apresenta desafios económicos, sociais e ambientais que se revestem de grande incerteza. O objectivo do novo mestrado em “Empreendedorismo de Impacto e Inovação” é promover a capacidade de inovar e empreender, dotando os participantes das ferramentas, atitude e conhecimento necessários para serem catalisadores de mudança e prosperidade económica, ambiental e social sustentável. A nossa ambição é que os nossos alunos sejam autores, e não apenas espectadores, desse futuro“, refere o Professor Pedro Oliveira, Diretor Académico do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação.
Este programa destina-se a candidatos vindos de qualquer área de formação, com ou sem experiência profissional e um perfil muito orientado para o impacto social. Um programa destinado a empreendedores que procuram um mestrado customizado, onde possam implementar e desenvolver a sua própria ideia de negócio com impacto.
Para o desenvolvimento deste Mestrado, a Nova SBE aliou-se à Fundação Calouste Gulbenkian, precursora no domínio do empreendedorismo e inovação de impacto, com a missão de criar uma nova geração de líderes comprometidos com o impacto, capazes de abordar problemas sociais de uma forma inovadora e que aporte valor para os diferentes setores da sociedade.
Além de dotar os alunos de conhecimento técnico e científico que lhes permita identificar, criar e desenvolver soluções out of the box para problemas sociais complexos, este curso fornece as ferramentas de gestão adequadas à implementação e gestão de projetos inovadores através de um modelo de ensino experiencial e experimental, num processo integrado de análise e de decisão.
Já o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas da Nova SBE fundamenta-se no objetivo de construir uma comunidade de líderes em políticas públicas. O programa pretende dotar os seus alunos com a capacidade de compreender os enquadramentos institucionais, aplicar um racional económico rigoroso e implementar as ferramentas mais relevantes da gestão.
“É com muito orgulho que a Nova SBE lança um novo programa internacional que vai formar futuros líderes em políticas públicas num contexto inovador. Este mestrado combina conhecimentos de economia, gestão e análise de dados para a tomada de decisões fundamentadas em instituições públicas e outras organizações. Acreditamos que é um contributo importante para a melhoria da formação de decisores e gestores direcionados para políticas públicas”, refere a equipa coordenadora deste mestrado, composta pelos Professores Pedro Vicente, Pedro Martins, José Tavares e Pedro Pita Barros.
Este programa é destinado a candidatos com elevado potencial, com ou sem experiência profissional, que procuram um programa full-time. É especialmente dirigido a candidatos das áreas de Economia, Gestão, mas também de outras Ciências Sociais, Ciências Naturais ou Engenharia, podendo também interessar a jovens profissionais em organizações com dimensão de política pública.
A principal caraterística diferenciadora deste programa será a experiência adquirida através do PAP – Projeto de Análise de Política. O programa conta com um conjunto de parcerias com organizações publicas, sem fins lucrativos, e privadas, com o intuito de trazer para os formandos desafios reais de como resolver problemas específicos de políticas públicas.
Os projetos serão desenvolvidos em grupos e preparados através da frequência de um field lab durante todo o ano em colaboração com um mentor académico designado. As cadeiras realizadas pelos alunos serão coordenadas com o PAP, incluindo as suas componentes de avaliação.
No Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas está ainda incluído um estágio de verão, na instituição parceira designada, que será avaliado como dissertação de mestrado conferindo uma componente prática única neste tipo de programas.