PS e PSD estão de acordo e decidiram que não vão propor a renovação da medida de obrigatoriedade do uso de máscara na rua na próxima reunião parlamentar, já esta quarta-feira, 8 de setembro. Nesse sentido, a obrigatoriedade do uso de máscara na rua deverá terminar já no próximo domingo, 12 de setembro.
A medida estava em vigor desde 28 de outubro de 2020, contudo, segundo avança o jornal “Expresso“, PS e PSD não vão propor a renovação da medida, pelo que, a partir do próximo dia 12 de setembro, termina o uso obrigatório de máscara na rua, sempre que for possível manter o distanciamento social, caso contrário, e não seja possível este distanciamento social, deverá manter-se o uso da máscara.
Em declarações citadas pelo EXPRESSO, o PS afirma “a nossa posição é inteiramente coincidente com a da Direção Geral da Saúde (DGS). Face à atual situação epidemiológica do País, não defendemos a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços exteriores”.
Já da parte do PSD, líder parlamentar, Adão Silva, disse à TSF que apenas um agravamento da pandemia impediria os sociais-democratas de defender a renovação da medida. “Face àquilo que foi dito pela senhora diretora-geral da Saúde [Graça Freitas] e, por outro lado, ao nível de vacinação que Portugal já atingiu, o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”.