O Município de Oeiras, em parceria com a Nova Acrópole Oeiras-Cascais, vai apresentar uma exposição antológica do pintor Lima de Freitas, figura de destaque da cultura em Portugal e na Europa do século XX, cujas obras pictóricas e ensaísticas mantêm uma atualidade cada vez mais vibrante. Esta exposição, intitulada “Dos Símbolos à Eternidade dos Arquétipos”, estará patente, de 4 de outubro a 23 de novembro, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.
Vão estar em exibição obras das várias fases do pintor, com destaque para as últimas onde os temas míticos e as paisagens visionárias estão representados de forma sublime.
O mito de Pedro e Inês, o símbolo da androginia, as 7 partidas do infante D. Pedro, o Paracleto, o Graal e o Preste João, o Jardim das Hespérides, encontram-se magnificamente representados; em simultâneo, mostra-se pela primeira vez ao público, todo o conjunto dos cartões dos 14 painéis de azulejos realizados para a Estação dos Caminhos de Ferro do Rossio.
Haverá ainda espaço para uma mostra inédita de desenhos e pinturas no âmbito da geometria sagrada e demanda pitagórica realizada por Lima de Freitas na esteira de Almada Negreiros, em que sobressaem os estudos dedicados à Vesica Piscis, à Pedra Filosofal e ao Ponto da Bauhütte.
Lima de Freitas (1927-1998) foi um verdadeiro filósofo-artista que questionou os porquês e as causas da existência, do mundo, do cosmos, da dimensão interna do homem e da humanidade.
Horário da exposição:
De 4 de Outubro a 23 de Novembro
De 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h, sábados das 12h às 18h; encerra domingos e 2.as feiras