A Câmara Municipal de Oeiras aprovou o loteamento de São Marçal, em Outurela (Carnaxide), onde vão nascer 156 novos fogos de habitação municipal, com tipologias T0 e T2.
Além da criação das frações para habitação, este projeto mantém como compromisso o cumprimento dos princípios gerais definidos para os núcleos habitacionais, designadamente a relação com o edificado e o espaço urbano, assumindo o edificado como elemento agregador do espaço público. Assim, o projeto, além das frações para habitação, também contempla a criação de estacionamento, de zonas de estadia e de convívio e áreas verdes arborizadas. O objetivo é o de potenciar a qualidade de vida dos futuros habitantes deste núcleo habitacional, bem como da restante população residente.
Os edifícios previstos neste loteamento têm de 4 a 5 pisos, à exceção do edifício do lote 2 que tem um total de 6 pisos. Os lotes 2 e 4, para além de habitação, contemplam também a cave destinada a estacionamento para moradores (95 lugares). O lote 5 acolhe, no piso -1, comércio.
Refira-se ainda que a via, que ficará com dois sentidos, ficará ladeada por passeios pedonais e ali serão criados 131 lugares de estacionamento ao ar livre.
Este projeto de loteamento dá sequência ao Plano Municipal de habitação de Oeiras 20/30, um plano integrado de habitação que reflete as políticas habitacionais do Município.