16.4 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Uncategorized Oeiras associa-se ao centro Antidiscriminação VIH e à campanha ‘Eu sou VIH+...

Oeiras associa-se ao centro Antidiscriminação VIH e à campanha ‘Eu sou VIH+ e visível’

O centro Antidiscriminação VIH é um projeto de duas associações na área do VIH/SIDA, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e da Ser+ – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida, tendo sido criado há 12 anos para combater o estigma e discriminação de que ainda hoje as pessoas com VIH são alvo.

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução que houve a nível médico, fazendo com que, atualmente, quem vive com VIH, possa ter uma carreira profissional, constituir família, e fazer planos a longo prazo, mas habitualmente sem nunca revelar a sua infeção a familiares, amigos, e muito menos publicamente.

Tendo em conta o exposto, o Centro Antidiscriminação VIH, está a promover uma campanha, a lançar no dia 20 de setembro a nível nacional, direcionada à eliminação do estigma e discriminação que as pessoas que vivem com VIH se deparam no seu quotidiano.

Esta campanha está alinhada com as metas da UNAIDS da Discriminação Zero, e com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A campanha “Eu sou VIH+ e visível” é a primeira a nível nacional em que 10 pessoas que vivem com esta infeção, “dão a cara”, assumindo publicamente a sua condição de saúde, mostrando a multiplicidade de identidades e a convergência de lutas. Todas vivem com infeção VIH, e isso faz parte das suas vidas, não sendo o VIH que as define.

Com esta campanha pretende-se combater o estigma associado a esta infeção e desmistificar a ideia de morte e doença que ainda hoje persistem, promovendo o direito à liberdade de cada um para ser quem é.

O conteúdo da campanha é composto por uma série de retratos individuais com a frase “Eu
sou VIH+”, seguida de três adjetivos que descrevem a pluralidade de cada pessoa, finalizando
com um comum a todos, que reflete a necessidade sentida de serem vistos como seres
humanos completos, diversos e múltiplos.

Este material será convertido em cartazes que serão afixados por todo o país, contando com o interesse e colaboração dos vários municípios, nomeadamente os que assumiram o compromisso político enquanto “Fast Track City” para a eliminação e combate ao VI campanha “Eu sou VIH+ e visível”.

Recorde-se que o Projeto FastTrackCities – Cidades na Via Rápida para acabar com o VIH/Sida foi lançado pela Declaração de Paris de 2014 e é constituído por uma rede de parceria entre cidades a nível mundial, e quatro entidades principais: Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC), Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA), Programa especifico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outros parceiros locais, nacionais e internacionais.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes