Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com visitas guiadas à Fábrica da Pólvora de Barcarena e ao Parque dos Poetas.
Os visitantes terão também a oportunidade de realizar uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina e para quem visitar os Postos de Turismo do Palácio Marquês de Pombal e da Marina de Oeiras haverá ainda provas de vinhos de Carcavelos “Villa Oeiras” e doçaria local.
Desde 1980, o Dia Mundial do Turismo é celebrado, anualmente, no dia 27 de setembro, por ter sido o dia que entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global. A Organização Mundial do Turismo (World Tourism Organization – A United Nations Specialized Agency) pretende mostrar com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social. A 42ª edição será dedicada ao tema “Rethinking Tourism” – Repensar o Turismo – e a celebração oficial terá lugar em Bali, Indonésia.
Isto significa, segundo a Organização Mundial do Turismo, a oportunidade de repensar a forma como fazemos turismo “colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos, empresas e até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
10h00 às 18h00 | Provas de vinhos de Carcavelos Villa Oeiras e doçaria
Oferta de provas de vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, Palitos do Marquês e Queijadas de Oeiras aos visitantes dos postos de turismo do Palácio Marquês de Pombal e da Marina de Oeiras.
10h00 às 11h30 | Visita Guiada ao Parque dos Poetas
Visita guiada ao Parque dos Poetas (1ª fase), onde estão representados 20 poetas portugueses do século XX. A visita termina no Templo da Poesia.
Ponto de encontro: Rua São Salvador da Baia, 10 minutos antes.
N.º máximo de participantes: 20 pessoas
15h00 às 16h30 | Visita Guiada à Fábrica da Pólvora de Barcarena
Visita guiada à Fábrica da Pólvora de Barcarena e ao Museu da Pólvora Negra.
Ponto de encontro: Entrada principal da Fábrica da Pólvora de Barcarena, 10 minutos antes.
N.º máximo de participantes: 20 pessoas
09h30 – 11h00 – 15h00 – 16h30 | Passeios com História & Vela Latina Passeio de dinamização cultural e turística, com uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina, no âmbito do protocolo do Município de Oeiras com a Âncoras – Associação Náutica Clássicos de Oeiras.
Ponto de encontro: Marina de Oeiras (Pontão E), 15 minutos antes.
Lotação máxima: 8 pessoas (mínimo 4 participantes)
Duração: 1h30 aproximadamente
Horários:
09h30 e 11h00 – ‘Os Fortes da Barra por Mar & Defesa Marítima de Lisboa, à Vela’
15h00 e 16h30 – ‘As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela’