Se em Oeiras encontrar na rua um animal de estimação com um laço amarelo, isto significa somente que ele “precisa de espaço”.
Trata-se de uma novidade no âmbito da política animal da Câmara Municipal, que consiste num novo projeto, intitulado Código Amarelo de Oeiras (CAO), o qual, sob o mote “Oeiras pelos Animais”, será apresentado na Festa Animal, no dia 5 de outubro, às 11H30, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.
O CAO resulta num símbolo a aplicar na trela de cada animal, visível e com cor de destaque (amarelo), que seja identificado por todos, com o significado de que o animal “precisa de espaço”. Não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para “marcar” cães agressivos. É somente uma ferramenta utilizada pelos tutores para transmitir a mensagem de que o cão necessita de espaço.
De facto, a informação dada pelo Código Amarelo, pode ser usada em diferentes momentos da vida do cão: por estar em treino; por ter sido resgatado há pouco tempo e ainda ser reativo; porque é pouco sociável com outros animais; porque está doente; porque é idoso e não pode ser provocado por outros animais; porque é um cão mais reativo a outros animais; porque está com o cio; porque está em tratamento…
Após o lançamento deste projeto, o laço amarelo ficará disponível em todas as juntas de freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.
Refira-se que esta metodologia já foi adotada, desde 2013, em países como a Austrália, a Noruega ou o Reino Unido, tendo vindo a ser aplicada em diferentes contextos, para sensibilizar para a necessidade de toda a comunidade compreender a mensagem por detrás do Código Amarelo: o animal precisa de espaço.
Recorde-se que Oeiras tem-se destacado positivamente nas medidas tomadas no âmbito da Política de Bem-Estar Animal. O Programa Oeiras pelos Animais, enquadra diversas medidas de promoção das boas práticas no cuidado animal, potencializando uma convivência harmoniosa entre humanos e os animais de companhia.
Atualmente, o Município de Oeiras é reconhecido pelo impacto de diferentes iniciativas como a Festa Animal – este ano implementado em todas as freguesias, com impacto significativo na adoção dos animais recolhidos no CROAMO – a instalação de Parques Caninos, a regulamentação das Colonias de Gatos, a instalação de abrigos para gatos, a criação de banco alimentar para animais de companhia, uma vasta resposta em cuidados médicos veterinários disponibilizados às famílias mais carenciadas, a criação da praia aberta a animais de companhia e muitas outras respostas de promoção do bem-estar animal.
Será possível enviarem-me dois laços para o Seixal?? Eu pago os portes!!
Boa tarde.
Para solicitar a possibilidade deste envio, contacte a Câmara Municipal de Oeiras.
Deixo-lhe alguns contactos que podem ser úteis
Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras
21 440 82 80
Loja de Informação e Divulgação Municipal
loja.cmo@oeiras.pt
21 443 07 99
Largo Marquês Pombal, Oeiras