13.9 C
Oeiras Municipality
Sex 17 Maio 2024
Inicio Sociedade Oeiras: Código Amarelo para os animais que precisam de espaço

Oeiras: Código Amarelo para os animais que precisam de espaço

Se em Oeiras encontrar na rua um animal de estimação com um laço amarelo, isto significa somente que ele “precisa de espaço”.

 

Trata-se de uma novidade no âmbito da política animal da Câmara Municipal, que consiste num novo projeto, intitulado Código Amarelo de Oeiras (CAO), o qual, sob o mote “Oeiras pelos Animais”, será apresentado na Festa Animal, no dia 5 de outubro, às 11H30, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.

 

O CAO resulta num símbolo a aplicar na trela de cada animal, visível e com cor de destaque (amarelo), que seja identificado por todos, com o significado de que o animal “precisa de espaço”. Não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para “marcar” cães agressivos. É somente uma ferramenta utilizada pelos tutores para transmitir a mensagem de que o cão necessita de espaço.

 

De facto, a informação dada pelo Código Amarelo, pode ser usada em diferentes momentos da vida do cão: por estar em treino; por ter sido resgatado há pouco tempo e ainda ser reativo; porque é pouco sociável com outros animais; porque está doente; porque é idoso e não pode ser provocado por outros animais; porque é um cão mais reativo a outros animais; porque está com o cio; porque está em tratamento…

 

Após o lançamento deste projeto, o laço amarelo ficará disponível em todas  as juntas de freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.

 

Refira-se que esta metodologia já foi adotada, desde 2013, em países como a Austrália, a Noruega ou o Reino Unido, tendo vindo a ser aplicada em diferentes contextos, para sensibilizar para a necessidade de toda a comunidade compreender a mensagem por detrás do Código Amarelo: o animal precisa de espaço.

 

Recorde-se que Oeiras tem-se destacado positivamente nas medidas tomadas no âmbito da Política de Bem-Estar Animal. O Programa Oeiras pelos Animais, enquadra diversas medidas de promoção das boas práticas no cuidado animal, potencializando uma convivência harmoniosa entre humanos e os animais de companhia.

 

Atualmente, o Município de Oeiras é reconhecido pelo impacto de diferentes iniciativas como a Festa Animal –  este ano implementado em todas as freguesias, com impacto significativo na adoção dos animais recolhidos no CROAMO –  a instalação de Parques Caninos, a regulamentação das Colonias de Gatos, a instalação de abrigos para gatos, a criação de banco alimentar para animais de companhia, uma vasta resposta em cuidados médicos veterinários disponibilizados às famílias mais carenciadas, a criação da praia aberta a animais de companhia e muitas outras respostas de promoção do bem-estar animal.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Palestra de Cosmosofia no Atelier de Luís Vieira Baptista, em Caxias

A ‘Palestra de Cosmosofia’, com Daniel Gagliardo, decorre no dia 19 de maio, pelas 17h, no Atelier de Luís Vieira Baptista, em Caxias (Alameda...

Este Domingo há ‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’

‘Xadrez na Fábrica da Pólvora’ regressa à Fábrica da Pólvora no dia 19 de maio! A iniciativa, organizada pela Academia de Xadrez de Portugal, tem...

Festas de Oeiras 2024. Conheça todo o cartaz

O mês de junho está à porta e com ele chegam as tão esperadas Festas de Oeiras. Entre 31 de maio e 16 de junho,...

Aquário Vasco da Gama classificado como Monumento de Interesse Público

O Município de Oeiras informa que o Aquário Vasco da Gama, incluindo o jardim foi classificado como Monumento de Interesse Público – MIP. O Edifício...

Comentários Recentes