11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Sociedade Oeiras: Código Amarelo para os animais que precisam de espaço

Oeiras: Código Amarelo para os animais que precisam de espaço

Se em Oeiras encontrar na rua um animal de estimação com um laço amarelo, isto significa somente que ele “precisa de espaço”.

 

Trata-se de uma novidade no âmbito da política animal da Câmara Municipal, que consiste num novo projeto, intitulado Código Amarelo de Oeiras (CAO), o qual, sob o mote “Oeiras pelos Animais”, será apresentado na Festa Animal, no dia 5 de outubro, às 11H30, junto ao Centro de Apoio Animal, no Jardim Municipal de Oeiras.

 

O CAO resulta num símbolo a aplicar na trela de cada animal, visível e com cor de destaque (amarelo), que seja identificado por todos, com o significado de que o animal “precisa de espaço”. Não serve para identificar cães perigosos ou potencialmente perigosos, nem tão pouco para “marcar” cães agressivos. É somente uma ferramenta utilizada pelos tutores para transmitir a mensagem de que o cão necessita de espaço.

 

De facto, a informação dada pelo Código Amarelo, pode ser usada em diferentes momentos da vida do cão: por estar em treino; por ter sido resgatado há pouco tempo e ainda ser reativo; porque é pouco sociável com outros animais; porque está doente; porque é idoso e não pode ser provocado por outros animais; porque é um cão mais reativo a outros animais; porque está com o cio; porque está em tratamento…

 

Após o lançamento deste projeto, o laço amarelo ficará disponível em todas  as juntas de freguesia do concelho, em espaços municipais de atendimento ao público e no CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras.

 

Refira-se que esta metodologia já foi adotada, desde 2013, em países como a Austrália, a Noruega ou o Reino Unido, tendo vindo a ser aplicada em diferentes contextos, para sensibilizar para a necessidade de toda a comunidade compreender a mensagem por detrás do Código Amarelo: o animal precisa de espaço.

 

Recorde-se que Oeiras tem-se destacado positivamente nas medidas tomadas no âmbito da Política de Bem-Estar Animal. O Programa Oeiras pelos Animais, enquadra diversas medidas de promoção das boas práticas no cuidado animal, potencializando uma convivência harmoniosa entre humanos e os animais de companhia.

 

Atualmente, o Município de Oeiras é reconhecido pelo impacto de diferentes iniciativas como a Festa Animal –  este ano implementado em todas as freguesias, com impacto significativo na adoção dos animais recolhidos no CROAMO –  a instalação de Parques Caninos, a regulamentação das Colonias de Gatos, a instalação de abrigos para gatos, a criação de banco alimentar para animais de companhia, uma vasta resposta em cuidados médicos veterinários disponibilizados às famílias mais carenciadas, a criação da praia aberta a animais de companhia e muitas outras respostas de promoção do bem-estar animal.

 

2 COMENTÁRIOS

    • Boa tarde.

      Para solicitar a possibilidade deste envio, contacte a Câmara Municipal de Oeiras.

      Deixo-lhe alguns contactos que podem ser úteis

      Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras
      21 440 82 80

      Loja de Informação e Divulgação Municipal

      loja.cmo@oeiras.pt

      21 443 07 99

      Largo Marquês Pombal, Oeiras

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz