A Associação Bandeira Azul da Europa (EBAE) voltou a reconhecer ao Município de Oeiras “a excelência da qualidade das suas praias”, atribuindo, pelo terceiro ano consecutivo, a Bandeira Azul às praias da Torre, de Santo Amaro de Oeiras, de Paço de Arcos e de Caxias. O anúncio público foi feito esta quinta-feira, dia 28 de abril, pelo presidente da ABAE.
Oeiras congratula-se por manter o estatuto de ter todas as suas praias oficiais com Bandeira Azul, bem como o Porto de Recreio de Oeiras que foi novamente distinguido. A atribuição deste galardão representa o cumprimento de mais de 30 critérios rigorosos relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
O júri nacional do Programa Bandeira Azul destacou o “excelente desempenho do Município de Oeiras na época balnear 2021”.
A atribuição de uma Bandeira Azul significa que a praia galardoada apresenta um conjunto de serviços de qualidade e excelência promovidos pela entidade gestora e que são assegurados de forma contínua o que transmite aos seus utilizadores um grau de confiança superior ao das praias não galardoadas.
Esta distinção visa também promover um conjunto de práticas para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas.