16.4 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Uncategorized Oeiras promove comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Oeiras promove comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Todos os anos, a 10 de outubro, a Federação Mundial de Saúde Mental (FMSM) pretende sensibilizar a população para a importância da saúde mental, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas e socioeconómicas. Ao mesmo tempo, considera a FMSM que combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica também se faz através da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (DMSM).

O Município tem-se associado às Comemorações do DMSM, através do apoio às iniciativas propostas pela ARIA – Fórum Socio-ocupacional de Oeiras. Em 2022, sob o mote “Dê luz verde à Saúde Mental”, Oeiras recebe uma série de atividades: por todo o território irão acontecer palestras, worskshops, e até showcookings relacionados com o tema.

Destacam-se atividades nas escolas, junto dos mais jovens, ou palestras para os profissionais de saúde da área. Além disto, vão acontecer atividades para o público em geral, em que todos podem participar, como são exemplo as várias sessões de Bibliotecas Humanas (um espaço onde não existem livros, mas sim pessoas com histórias reais a partilhar com quem as queira ouvir), mostras de filmes e um showcooking sobre alimentação com impacto na saúde mental.

Ao longo do mês também será possível visitar a exposição ‘Templo da Mente’, patente a partir de dia 10, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

 

 

 

Cientes da importância da saúde mental na qualidade de vida dos indivíduos, o Município de Oeiras tem empreendido um trabalho que perspetiva a garantia de uma qualidade de vida aos cidadãos, promovendo nesta área específica, em articulação com os diferentes atores sociais, as condições que considera serem facilitadoras e promotoras da sua plena integração social, apoiando iniciativas e projetos que sustentam esta preocupação.

O apoio das atividades realizadas pelas entidades com intervenção nesta matéria, como é o caso das Equipas Comunitárias de Saúde Mental do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental pertencentes ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), é disso exemplo, concretamente na cedência de instalações para o funcionamento das diferentes Unidades de Saúde Mental, proporcionando melhores condições aos profissionais que apoiam multidisciplinarmente os cidadãos, constituindo uma importante resposta de proximidade às comunidades.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes