13.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Fevereiro 2023
Inicio Entretenimento Cultura ''Os Chapéus-de-Chuva de Cherburgo'' na próxima sessão de Masterclass História do Cinema...

”Os Chapéus-de-Chuva de Cherburgo” na próxima sessão de Masterclass História do Cinema – Filmes que eu Amo III

As Masterclass da História do Cinema, prosseguem em 2020. Estas sessões de cinema são orientadas por Lauro António e realizam-se às terças-feiras no Auditório Municipal César Batalha. A entrada é gratuita.

A próxima sessão terá lugar no próximo dia 10 de março, pelas 14h30 e pelas 16h30 e o filme em exibição e análise será OS CHAPÉUS-DE-CHUVA DE CHERBURGO Título original: Les parapluies de Cherbourg, Realização:Jacques Demy (França, RFA, 1964).

Intérpretes:Catherine Deneuve (Geneviève Emery), Nino Castelnuovo (Guy Foucher), Anne Vernon (Madame Emery), Marc Michel (Roland Cassard), Ellen Farner (Madeleine), Mireille Perrey (Tia Élise), Jean Champion (Aubin), Pierre Caden (Bernard), Jean-Pierre Dorat (Jean), Bernard Fradet, Michel Benoist, Philippe Dumat, Dorothée Blanck, Jane Carat, Harald Wolff, Danielle Licari, José Bartel, Christiane Legrand, Georges Blaness, Claudine Meunier, Claire Leclerc, Patrick Bricard, Jacques Camelinat, François Charet, Jean-Pierre Chizat, Jacques Demy (um cliente), Bernard Garnier, Gisèle Grandpré, Hervé Legrand, Michel Legrand (Jean, voz a cantar), Myriam Michelson, Paul Pavel, Roger Perrinoz, Rosalie Varda, etc.

‘E vão mais 51 filmes que eu amo.
Esta é a terceira temporada de uma masterclass a que dou o título “Filmes que eu Amo”. Mais 51 títulos e, tal como Platão disse, “só pelo amor o homem se realiza plenamente”, e a idade parece não dar mais esclarecimento ou medida ao homem. É Blaise Pascal quem nos sossega: “O amor não tem idade; está sempre a nascer”.
Fernando Pessoa também não é meigo no prognóstico: “Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente”.

Amar filmes, amar o cinema pode ser o programa de uma vida, é um prazer que se cultiva com agrado: “O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos”, disse La Rochefoucauld. Mas também Vinicius Moraes acrescentou que “amor é querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto”. É, todavia, necessário ter cuidado com as palavras, e com a forma como se procura descrever esse amor. Dante Alighieri bem avisa: “Muito pouco ama, quem com palavras pode expressar quanto muito ama”.

Vamos, no entanto, continuar a dar nomes à paixão e assim se selecionaram mais 51 obras entre as muitas que nos têm enchido a existência de um prazer que tanto pode nascer de um drama como de uma comédia, de um western como de um filme negro, de um desenho animado ou de um musical.

O deleite que nos submerge pode surgir numa produção norte-americana, como numa francesa, italiana, japonesa, chinesa, brasileira, espanhola ou portuguesa. São amores que florescem entre escolas e correntes estéticas diversificadas e épocas variadas. Tanto se ama um filme mudo como um sonoro, a preto e branco ou a cores, em ecrã dito normal ou cinemascope.

Na diversidade está também o prazer de amar. O que se revelou até agora uma fórmula acertada de oferecer propostas cinematográficas de qualidade a um público heterogéneo como este que frequenta, desde a primeira hora, e quantas vezes com lotação esgotada, as sessões destas masterclasses no Auditório Municipal Maestro César Batalha, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a quem mais uma vez agradeço a confiança manifestada desde a primeira hora. Agradecimento extensivo a quem é o alvo principal desta iniciativa: o Senhor Espectador que nos tem acompanhado nesta peregrinação amorosa pelas idades do cinema, com simpatia e entusiasmo.
E com amor.’

CONDIÇÕES DE ACESSO

Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis e condicionada após o início da sessão.
Sessões às 14h00 e 16h30, excetuando duas sessões com exibição do filme apenas às 16h30 | ‘Cinema Paraíso’ e ‘A Doce Vida’.
Entrega de senhas a partir das 13h45 (1ª sessão) e 15h30 (2ª sessão), máximo 3 por pessoa e válidas até ao início da sessão.

Programa sujeito a alterações.

Auditório Municipal César Batalha (Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras).

INFORMAÇÕES
Tel. 214 408 565/24 | dc@cm-oeiras.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro nas comemorações do Dia Mundial do Cancro

O Município de Oeiras associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) nas comemorações do Dia Mundial do Cancro. Celebrado no dia 4 de fevereiro,...

Hipismo: Cardiga Equestrian Circuit vai na 4ª edição e abre este domingo

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do  Cardiga Equestrian Circuit,  que se realizará no domingo,...

Clássicos em Oeiras traz Concerto ”Jovens Talentos”

‘Jovens Talentos’ é o próximo concerto a realizar-se no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no próximo dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal...

Espetáculo infantil ‘Confetes Contados’ na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés vai receber o espetáculo infantil ‘Confetes Contados’, no dia 4 de fevereiro, pelas 15h30. Este espetáculo, desenvolvido pela Baileia Arte...

Comentários Recentes