19.3 C
Oeiras Municipality
Ter 11 Agosto 2020
Inicio Ciência Pedro Matias escolhido internacionalmente para integrar o “Board of Directors” da IIW

Pedro Matias escolhido internacionalmente para integrar o “Board of Directors” da IIW

Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ, foi hoje eleito membro do Board of Directors do IIW – International Institute of Welding, a maior organização mundial e centro de referência internacional para as Tecnologias de Soldadura que são a base da indústria em todo o Mundo.

 

As hoje denominadas “tecnologias de ligação” estão presentes em todos os sectores e atividades industriais e são a base de partida para muitos clusters industriais como o automóvel, aeronáutica, aeroespacial, petróleo e gás, engenharia de processo, etc., e são hoje um setor mais baseado no Digital, na “Internet das Coisas” e na Robotização, que permite a produção de pequenas séries de objetos customizados e únicos, com vantagens a nível da redução de custos e menor consumo de matérias-primas, assim como um menor impacto ambiental.

 

Nos seus 70 anos de existência, Portugal volta a figurar na lista dos 53 países-membros que integram o IIW. O International Institute of Welding é a maior comunidade global científico-tecnológica, dedicada à excelência na área da tecnologia de união de materiais. Promove a sua implementação na indústria global através de formação, qualificação e certificação, promovendo o networking entre cientistas, investigadores, academia e indústria, contribuindo desta forma para a implementação das melhores práticas.

 

A soldadura é uma área que se tem vindo a reinventar sendo, atualmente, aplicada em vários setores da indústria. O conceito de profissão associada a um trabalho muito “industrial”, deu lugar a uma atividade muito suportada no digital, altamente tecnológica e robotizada, contribuindo cada vez mais para que seja vista como uma das profissões do futuro.

 

A impressão 3D (ou Manufatura Aditiva), aplicada ao metal, contribuiu para esta mudança de paradigma, permitindo aos profissionais de soldadura trabalhar o metal e outros materiais de forma inovadora e tecnológica. Este processo transforma um design tridimensional – que tem peso, tamanho e profundidade – num objeto real. Basta um software e uma impressora 3D para produzir um objeto através de deposição de material, camada por camada.

 

De salientar que o ISQ  integra também o Board of Directors da maior Associação Internacional do sector das TIC – Testing Inpection and Certification, o TIC COUNCIL, que resultou da fusão da CEOC – International Confederation of Inspection and Certification Organisation, com a IFIA, International Federation of Inspection Agencies.

 

Com a participação no “Board of Directors” do IIW, Portugal, através do ISQ, passa a integrar todos os organismos internacionais no setor da soldadura.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Ceetrus aposta em serviço Drive & Smile nos Centros Comerciais Alegro

A Ceetrus Portugal acaba de disponibilizar o novo serviço Drive & Smile nos seus quatro Centros Comerciais Alegro da região da grande Lisboa –...

The War on Drugs e Haim são as novas confirmações do cartaz do NOS Alive’21

The War on Drugs e Haim são as novas confirmações do cartaz do NOS Alive'21.   The War on Drugs, de Filadélfia, Pensilvânia, vai atuar no...

Oeiras assinala o Dia Internacional da Juventude

Nos próximos dias 12 e 13 de agosto, o Município de Oeiras celebra o Dia Internacional da Juventude com a oferta de entradas gratuitas...

Municípios pedem esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre transferência de competências

Desde 2019 que está em curso no país o processo de universalização da transferência de competências no domínio da Educação para as autarquias locais...

Comentários Recentes