Com o objetivo de fomentar o diálogo e conhecimento na área da sustentabilidade entre as entidades gestoras do setor, os SIMAS realizam no próximo dia 23 de junho, no auditório do Templo da Poesia do Parque dos Poetas, em Oeiras, a partir das 9h30, a segunda edição do ciclo de debates sobre “Inovação e Sustentabilidade”.
Tendo em vista a promoção do diálogo informal e a troca de ideias entre as entidades gestoras do setor da água, a propósito do tema da sustentabilidade, os SIMAS de Oeiras e Amadora promovem no próximo dia 23 de junho, a partir das 9h30, a segunda edição do ciclo de debates, designado de “INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE”, que terá lugar no auditório do Templo da Poesia do Parque dos Poetas, em Oeiras. O evento estará também aberto à comunidade via Live Streaming, através da página de Youtube dos SIMAS.
Este evento, que ocorrerá em duas sessões, uma de manhã e outra da parte da tarde, contará com a participação da Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE – Agência para a Energia, a Eng.ª Filipa Newton, a Diretora de Serviços do Fundo Ambiental, Dr.ª Ana Catarina Pinheiro, e do Secretário-Geral do BCSD Portugal, o Dr. João Wengorovius Meneses. A partir das 14h30, o ciclo de debates é retomado com a participação do consultor nas áreas da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade e consultor do Banco Mundial, o Dr. Miguel Martins, e, mais tarde, o Eng.º Carlos Oliveira Augusto, CEO da FACTOR4Sustainability, encerrará este segundo ciclo de debates levado a cabo pelos SIMAS de Oeiras e Amadora.
Os temas a debater são transversais a toda a organização e procuram, de acordo com uma abordagem simples e direcionada, esclarecer ideias e enriquecer o conhecimento em termos de sustentabilidade, independentemente da área de formação, atuação ou interesse.
Muito mais do que apenas C02 e ambiente, a sustentabilidade abrange também a tomada de decisões nos negócio e questões sociais, impactando diretamente as organizações, a sociedade e o mundo em geral. Nesse sentido, os SIMAS acreditam ser imperativo o trabalho em conjunto, onde a colaboração é a palavra-chave.
“Contribuir para o alinhamento da estratégia de sustentabilidade organizacional, integrando a estratégia de negócio e prossecução do cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é matéria que se encontra inscrita no ADN dos SIMAS há já bastante tempo.”, refere João Serrano, Presidente do Conselho de Administração dos SIMAS.
O nexo “água” e “energia” é indissociável no que se refere à prestação de um serviço de elevada qualidade e fiabilidade, na distribuição e no fornecimento de água às comunidades envolventes. Por isso mesmo, “a manutenção e constante atualização tecnológica necessária para se manter um nível de excelência no serviço que presta, implica elevados investimentos, que apenas se tornam exequíveis com recurso a instrumentos de apoio a políticas públicas, detentores de capacidade financeira e dotados da necessária adaptabilidade aos constantes desafios que serão colocados, como é o caso do Fundo Ambiental.”, afirma o Presidente do Conselho de Administração dos SIMAS.
Para um futuro que já começou ontem, é importante disseminar o conhecimento e agregar novos conceitos e novas formas de olhar para uma realidade organizacional em constante transformação.
A área da sustentabilidade está organizada de forma a permitir uma visão holística da sustentabilidade nos negócios, possibilitando a aquisição de competências e ferramentas que promovam mais-valias para a organização, colaboradores e comunidade, assentes num equilíbrio entre as vertentes económica, social e ambiental.
O ciclo de debates promovido pelos SIMAS pretende, desta forma, promover e garantir que estes novos conceitos são de facto impactantes do ponto de vista estratégico, seja por razões ambientais ou políticas, para as organizações e os seus decisores – que estão cada vez mais conscientes desta transformação -, procurando a adoção de um modelo de gestão sustentável que valorize todos os elementos que englobam as organizações e, em especial, o meio ambiente.