11.8 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Dezembro 2024
Inicio Sociedade SIMAS Oeiras e Amadora vão construir um novo Reservatório no Alto de...

SIMAS Oeiras e Amadora vão construir um novo Reservatório no Alto de Santa Catarina, em Linda‐a‐Velha

Os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora vão construir um novo Reservatório no Alto de Santa Catarina, situado na localidade de LindaaVelha. O atual equipamento encontrase em funcionamento desde 1999 mas, na sua estrutura, foram detetadas uma série de anomalias.

A Câmara Municipal de Oeiras já deu luz verde para a adjudicação desta empreitada que, mediante procedimento por concurso público, tem o início previsto ainda para o ano de 2021, pelo preço base de 2.521.736,25, valor a suportar pelos SIMAS e a executar no prazo máximo de 540 dias.

A decisão de substituição deste equipamento em detrimento da sua reparação, foi tomada após uma monitorização pormenorizada, realizada pelos SIMAS, e após a realização de um Estudo de Diagnóstico exaustivo, que revelou uma série de anomalias estruturais, cuja reparação, além de implicar investimentos avultados, tecnicamente não apresentava compatibilidade com a forma de exploração pretendida para a instalação.

Assim, ficou decidido avançar para a demolição total do atual reservatório e para a construção de uma nova instalação, no mesmo recinto.

O Novo Reservatório do Alto de Santa Catarina irá abastecer as zonas do Alto de Algés e de Santa Catarina, áreas que são atualmente abrangidas pelo reservatório existente, e as zonas da Av. da Índia, das Faculdades/Jamor e do futuro empreendimento do Porto da Cruz, zonas que são abastecidas diretamente pela EPAL.

Com vista a possibilitar o abastecimento de água a todas estas áreas, bem como garantir a distribuição em caso de avaria na adução, a capacidade de armazenamento de água potável do reservatório irá passar dos atuais 3500 m3 para os 7500 m3, havendo ainda a possibilidade de expansão, ficando assim, com uma capacidade total de 11000 m3, mais do que triplicando a atual capacidade.

De salientar ainda, que a construção deste novo equipamento mereceu um estudo paisagístico, de modo a enquadrar­‐se de uma forma harmoniosa na mancha verde do Estádio Nacional e contígua a este espaço.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes