A exposição coletiva “Encontro do Futuro”, da autoria de Cardoz e Nature The Artist, apresenta uma reflexão sobre a relação da humanidade com a natureza, incentivando a construção de novos entendimentos, mais amplos e conscientes.
Nas obras em exposição, ambos os artistas assumem uma ideologia fatalista. A representação satírica de previsões de futuro, por vezes bastante sombrias, sustentam uma critica ao excesso de consumo, ao capitalismo e ao desprezo pela natureza. Por via da pintura e escultura, os artistas ilustram novas realidades, alertam para a condição humana e retratam paisagens desconhecidas que pertencem ao futuro: “É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo” – Mark Fisher, 2009.
A prática artística de Cardoz e Nature The Artist desenvolve-se em torno de várias temáticas humanitárias e ambientais. Cardoz (João Cardoso) tem vindo a explorar o comportamento e ações da humanidade no século XXI. Nature The Artist (Tomás João Carreira), foca-se nos fenómenos naturais e contextualiza-os em hábitos socio-contemporâneos.
A presença dos artistas no Taguspark insere-se na programação do MAU – Museu de Arte Urbana, que tem por objetivo promover o pensamento crítico e contribuir para o bem-estar de quem visita e trabalha na Cidade do Conhecimento.
FICHA TÉCNICA
Título da exposição: Encontro do Futuro
Autores: Cardoz e Nature The Artist
Local: Núcleo Central do Taguspark
Data da Exposição: 11 de dezembro e 13 de janeiro (de segunda-feira a sábado, entre as 9H00 e as 19H00)
Observações: Entrada gratuita