As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).
É também esperado vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar de noroeste, rodando para sudoeste durante a tarde no sotavento algarvio, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde. Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro.
Na região de Lisboa, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), em especial junto ao Cabo Raso e a partir da tarde. Pequena descida da temperatura máxima.
No Grande Porto, espera-se céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo, com nebulosidade matinal. O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste.
O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima para a região.
Risco de incêndios devido ao calor
No que diz respeito a risco de incêndio devido ao calor, a costa sul da ilha da Madeira está hoje sob aviso vermelho e 11 distritos do continente a amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto, a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20:00 de hoje.
A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.
O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.
No continente, continuam sob aviso amarelo por causa do calor os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.
No que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou hoje a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.
De acordo com o IPMA, a ilha de Porto Santo, os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago dos Açores apresentam níveis muito elevados de exposição à radiação UV.
Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.
Quanto a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.