Esta sexta-feira, 30 de abril, terminará o 15.º estado de emergência e, segundo avança o Jornal OBSERVADOR, este poderá mesmo ser o fim das renovações dos estados de emergência em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha deixado a sua esperança de que esta 15.ª renovação fosse a última e, esta terça-feira, 27 de abril, o Presidente da República reúne-se por videoconferência com os partidos e peritos do Infarmed, para avaliar a situação pandémica no País.
No encontro, onde estará presente também o primeiro-ministro, António Costa, será decidido se Portugal avança para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, a 3 de maio, e se é o fim dos sucessivos estados de emergência.
O facto de esta segunda-feira, 26 de abril, não terem havido vítimas mortais por Covid-19 é um fator animador para o possível fim do estado de emergência na sexta-feira, 30 de abril. Segundo o Jornal PÚBLICO, desde 2 de agosto que Portugal não registava zero vítimas mortais da COVID-19 em 24 horas e há duas semanas que os lares de idosos não registam mortes de utentes, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) avançados pelo Público.
Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a COVID-19, acredita que estes números se devem, por uma parte, ao avanço e eficácia da vacinação em Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa reservou dois horários para esta terça e quarta-feira na RTP, para falar ao País e anunciar a decisão tomada com base na reunião do Infarmed.