15.4 C
Oeiras Municipality
Sáb 11 Janeiro 2025
Inicio Sociedade Município de Oeiras apoiou atividades realizadas no âmbito do One Sustainable Ocean

Município de Oeiras apoiou atividades realizadas no âmbito do One Sustainable Ocean

A Conferência dos Oceanos, que decorreu entre os dias 27 de junho e 1 de julho no Altice Arena, em Lisboa, contou com uma série de eventos paralelos numa iniciativa a que se apelidou de One Sustainable Ocean.


município de Oeiras, através dos parceiros no território, participou em algumas das atividades desenvolvidas a propósito do One Sustainable Ocean, das quais se destacam:

  • Iluminação da Torre do Bugio, que decorreu na noite de 27 para 28 de junho e de 30 de junho para 1 de julho, que consistiu na iluminação da estrutura central do monumento e guaritas com cor azul, saudando a abertura e término da Conferência. Uma iniciativa programada que contou com o apoio do município de Oeiras e foi coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras e a United By the Sea, que pretendeu sinalizar simbolicamente o monumento enquanto referência imagética do litoral de Oeiras, da Barra do Tejo e do Porto de Lisboa e da aventura portuguesa nos oceanos.
  • Visitas de grupo à Fortaleza de S. Julião da Barra, a 28 de junho, destacando a importância histórica e militar e a sua dimensão plural: fortificação marítima, prisão de estado, farol e espaço diplomático. Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio do Ministério da Defesa Nacional e Câmara Municipal de Oeiras.
  • Visitas de grupo ao Forte e Farol do Bugio, a 2 de julho, destacando a natureza globalizante sobre a sua evolução histórica, arquitetura, engenharia e funcionalidade (a fortificação, o farol, a prisão). Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio da Direção de Faróis/Marinha Portuguesa, União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Câmara Municipal de Oeiras e Oeiras Viva.

Todos estes eventos, paralelos à Conferência Internacional dos Oceanos, tiveram como propósito afirmar Portugal e Lisboa como uma cidade de Mar, priorizando a defesa e a preservação dos ecossistemas dos oceanos e mares e a investigação e a inovação, enquanto elementos potenciadores do crescimento da economia azul.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Madeira lança programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular em colaboração com a Novartis

No Dia Nacional do Doente Coronário, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira anuncia a colaboração com a...

‘Conta-me a História’ – Visitas Orientadas e Visitas Encenadas aos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal

As visitas orientadas e encenadas ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal estão de volta! O programa oferece duas formas únicas de explorar este...

ISQ promove Workshop “Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética do Parque Edificado”

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, promove no próximo dia 15 de janeiro, o Workshop "Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética...

Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’ – Apresentação livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’

A Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’, coordenada por Manuel Barão da Cunha, será dedicada à apresentação do livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’, com a presença...

Comentários Recentes