12.9 C
Oeiras Municipality
Sáb 27 Abril 2024
Inicio Ciência Município de Oeiras vai desenvolver projeto “Mais Polinizadores, Mais Biodiversisade”

Município de Oeiras vai desenvolver projeto “Mais Polinizadores, Mais Biodiversisade”

O projeto “Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade” vai desenvolver-se na Quinta Marquês de Pombal, em Oeiras, e tem por base o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

O objetivo é promover a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, reforçar o sistema científico nacional e internacional, criar um Laboratório Vivo ao ar livre e um hotspot de educação ambiental com foco nos polinizadores.
Previsto para arrancar em 2021, este projeto decorrerá durante 30 meses e vai contribuir para afirmar Oeiras como Município Amigo dos Polinizadores e da Biodiversidade.

Com cerca de 130 hectares, a Quinta Marquês de Pombal possui uma grande diversidade de habitats e áreas bem conservadas, algumas classificadas de interesse comunitário.

Um estudo científico preliminar de Biodiversidade, realizado com a Biodiversity4All, permitiu observar grande diversidade de aves protegidas. Na Ribeira da Lage foi encontrada uma espécie de peixe em perigo crítico de extinção. Na Quinta encontram-se vários líquenes – indicadores da boa qualidade do ar -, e um Ulmeiro, extremamente raro em Portugal.

As características da Quinta Marquês de Pombal são propícias para a vida de polinizadores e insetos de elevado interesse científico, como é o caso de algumas espécies protegidas de borboletas.

Para o desenvolvimento do Projeto Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade, o Município de Oeiras convidou três Parceiros: a Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, dedicada à investigação científica dos habitats naturais das borboletas, a BioDiversity4All, cuja missão é ‘Unir o maior número de pessoas no conhecimento da biodiversidade’, e um cientista biólogo (doutorando) que se tem especializado no estudo das abelhas silvestres.

Este Projeto contempla quatro áreas de intervenção: recolha e sistematização de informação científica, acerca da Biodiversidade na Quinta Marquês de Pombal; promoção de habitats para polinizadores, através de prados floridos, numa área de 4 hectares, e a colocação de refúgios para polinizadores; divulgação pública alargada dos conhecimentos sobre a Biodiversidade e benefícios associados, com diversas iniciativas programadas (primeira Estação da Biodiversidade – EBIO, criação de trilhos e percursos interpretativos com painéis informativos acerca da riqueza ecológica a observar, divulgação do Documentário ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, de 30 minutos).

Finalmente, a quarta área de intervenção visa o incentivo à monitorização e observação da biodiversidade envolvendo cidadãos e escolas locais, através de ações de plantação de espécies autóctones, de ações de remoção de espécies invasoras, da inventariação relâmpago de ciência cidadã com recurso a uma app no telemóvel, de workshops sobre abelhas silvestres e construção de ninhos, e a co-realização do evento internacional ‘Dia do Fascínio das Plantas’, entre outras iniciativas.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes