17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Entretenimento Cultura Obelisco do Templo vai ser inaugurado no 25 de abril, no Parque...

Obelisco do Templo vai ser inaugurado no 25 de abril, no Parque dos Poetas

O Dia da Liberdade em Oeiras ficará marcado pela inauguração deste monumento, com 1759 cm, que presta homenagem a todos os que contribuíram para a existência do Parque dos Poetas.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais vai inaugurar o “Obelisco do Templo”, da autoria de Júlio Quaresma, um monumento de homenagem a todos os que contribuíram para a existência do Parque dos Poetas, sobretudo os Poetas, os Escultores, os Mecenas, os construtores e os fabricantes. A cerimónia, integrada nas comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril de 1974 do Município, está marcada para as 18H00, no Parque dos Poetas (Fase 2ª).

Este elemento simbólico foi pensado como o culminar do processo do Parque dos Poetas que, nascido do sonho, nunca se dissociou do Amor à cultura e se vem realizando ao longo do tempo, estando para breve o seu final, sobretudo no momento em que Oeiras se Candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Obelisco do Templo, no Parque dos Poetas, enquanto elemento simbólico está indelevelmente ligado a Oeiras, aos seus habitantes e à sua História.

Cada dimensão tem o seu significado, nomeadamente a sua altura que é de 1759 cm (como a data de constituição do Concelho por carta régia) e igualmente à sua base de 1759 mm, onde 5 degraus correspondem às 5 freguesias atuais do Concelho.

A luz, os materiais e a cor presentes no monumento, são a imagem do que se quer para Oeiras e o que de fato Oeiras tem como valores. A luz que projetará no céu de Oeiras, aparecerá como um raio indicando os caminhos para o céu.

A pedra dura de granito, da sua constituição, garantirá a sua eternidade figurando a força, a resiliência e a durabilidade.

As cores presentes no granito aplicado, identificam a realidade sociocultural e humanista do Concelho, nomeadamente o vermelho de uma dinâmica apaixonada, do fogo, do sangue e do coração humano, que moveu também os Mecenas, empresários de Oeiras, ao se associarem a este grande e único projeto.

O vermelho desta pedra significa ainda paixão e energia, e representa a chama, que mantém vivo o desejo e a vontade, que pontuado entre outras cores derivadas dos outros materiais que compõem o granito, simbolizam a diversidade da população deste concelho e a sua força.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes