Outubro entra em grande na vida dos portugueses, trazendo uma descida nas tarifas do gás natural de 2,2% para os cerca de 280 mil clientes do mercado regulado, o que, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE), levará a um corte de 50 cêntimos.
Os novos preços para o mercado regulado, aprovados pela ERSE no final de Maio, entram em vigor a partir de 1 de Outubro até Setembro 2020. Segundo a mesma entidade, os “consumidores com a tarifa social beneficiarão de um desconto de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais”, aconselhando os consumidores a “procurarem potenciais poupanças na factura de gás natural”, adianta a Executive Digest.
Para clientes domésticos, a ERSE aprovou uma descida de 6,8% para o consumo anual de gás natural igual ou inferior a 10 mil metros cúbicos (m3) anuais e um corte de 21,8% para consumos superiores a 10 mil m3. Para os clientes de negócios, de média e alta pressão, os cortes são muito acima, traduzindo-se em 24,4% e 25,1%, respectivamente.