Prepare-se, pois as previsões para esta quinta e sexta-feira são de temperaturas elevadas em todo o país, podendo os termómetros chegar aos 42 graus em algumas regiões, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o tempo quente deverá durar, pelo menos, até dia 17 de Julho”, podendo contudo prolongar-se durante o fim de semana. ”Nos dias 16 e 17, a temperatura máxima poderá atingir 40 e os 42 graus no Alentejo, Ribatejo e parte da Estremadura”, informa o IPMA.
Estas temperaturas elevadas têm origem de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica, origina o transporte de uma massa de ar quente do norte de África a qual será responsável pela persistência de valores elevados de temperatura”, cita o Executive Digest.
Segundo o IPMA haverá ainda uma subida gradual da temperatura mínima, sendo que os valores deverão variar entre 20 e 25 graus em grande parte do território continental, em especial nos dias 16 e 17. ”Serão noites tropicais”, indica o IPMA.
Para quinta e sexta-feira estimam-se 36 graus e 33 graus respectivamente em Faro, 40 e 41 graus em Évora, 42 e 42 graus em Beja, 40 e 41 graus em Setúbal, 37 graus nos dois dias em Lisboa, 41 e 41 graus em Santarém, 34 e 36 graus em Viseu, 35 e 38 graus no Porto e 36 graus nos dois dias em Vila Real.
Nas ilhas, a Madeira deve contar com máximas de 25 graus nos dois dias e os Açores com 25 graus na quinta-feira e 24 graus na sexta-feira.