20.1 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Setembro 2023
Inicio Portugal Vento e agitação marítima coloca doze distritos de Portugal Continental sob aviso...

Vento e agitação marítima coloca doze distritos de Portugal Continental sob aviso laranja

O vento e agitação marítima colocam, esta segunda-feira, doze distritos de Portugal Continental sob aviso laranja.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar, até quarta-feira, sob aviso meteorológico laranja.Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.

Nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, o aviso laranja vai ser acionado entre as 03h00 e as 22h00 de quarta-feira.

Já nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, será a partir das 18h00 de terça-feira até às 22h00 de quarta-feira. Prevê-se a emissão do aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco entre as 21h00 desta segunda-feira e as 06h00 de terça-feira; nos distritos de Leiria e Coimbra entre as 06h00 desta segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira; no distrito de Lisboa entre as 09h00 desta segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira.

Além destes 12 distritos, também Bragança, Viseu e Vila Real, vão estar sob aviso meteorológico amarelo entre esta segunda-feira e as 06h00 de quarta-feira.

Num comunicado, o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que esta descida de temperatura se deve à passagem de “superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste”.

No sábado, a ANEPC pediu à população para adotar medidas preventivas para se defender da “descida significativa da temperatura”.

A autoridade alertou para os potenciais riscos deste quadro meteorológico, nomeadamente “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras”, assim como para incêndios devido à “má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.

Os idosos, as crianças, as pessoas com patologias crónicas e os sem-abrigo são os grupos de pessoas “mais vulneráveis” e que necessitam de “especial atenção” para se protegerem do tempo frio, enquanto os automobilistas devem adotar uma condução defensiva e atenção para o “piso escorregadio ou a possível formação de lençóis de água e gelo”, acrescentou.

Podem também registar-se “danos em estruturas montadas ou suspensas”, que devem ser fixadas para evitar desprendimentos, e “queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte”, segundo a ANEPC.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Substituição do pavimento Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

Atendendo ao pedido de vários moradores da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés, devido ao ruído provocado pela passagem de automóveis sobre...

Inauguração da Ciclovia da Estrada da Medrosa

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou este domingo, 24 de setembro, a Ciclovia da Estrada da Medrosa que liga a...

Apresentação novos elétricos da Carris

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve presente na apresentação dos novos elétricos articulados da Carris. A cerimónia, que decorreu na Estação...

‘Ladrão de Casaca’ é o filme da próxima sessão de Masterclass da História do Cinema – Redescobrir Alfred Hitchcock

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ será o tema das MasterClasses Cinema de 2023, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2023, as...

Comentários Recentes